A Engenharia Aeroespacial, também conhecida com Engenharia Aeronáutica, é voltada para a projeção de aviões, helicópteros e naves espaciais. É uma ciência que lida com a mecânica de fluídos, a física e a mecânica clássica. O Engenheiro Aeroespacial é o responsável pela manutenção, realização de reparos e inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos. Esse profissional também é encarregado de gerenciar obras e serviços da infra-estrutura aeronáutica como a construção de aeroportos, o planejamento  e gerenciamento de tráfego aéreo.

Nessa área, existe a produção de aeronaves, foguetes, satélites e espaçonaves. Por isso, os projetos aeroespaciais envolvem altos valores para produção e manutenção do projeto. Os primeiros foguetes foram usados na Segunda Guerra Mundial e anos depois durante a Guerra Fria ocorreu uma disputa tecnológica e espacial entre a União Soviética e os EUA para descobrir quem era o mais imponente na construção de mísseis e aeronaves.

Programa Espacial Brasileiro: A Agência Espacial Brasileira (AEB) foi criada em 1994, uma instituição que coorderna a política espacial do Brasil. Dois anos depois o Brasil assinou um acordo de cooperação para Usos Pacíficos do Espaço Exterior. No ano de 2002 foi realizado um acordo de cooperação entre a China e o Brasil. Em março de 2006 o astronauta Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir para uma Estação Espacial Internacional (ISS).

Mercado de Trabalho

aviões militares

O mercado de trabalho é favorável para esse profissional devido o número pequeno de engenheiros formados. Uma das principais empresas contratantes é a Embraer. A indústria aeronáutica voltada à produção de peças e componentes para aviões também possui boas oportunidades. As empresas de transporte aéreo, o Centro Técnico Aeroespacial e o Comando da Aeronáutica também contratam esse tipo de engenheiro aeronáutico. É possível atuar como autônomo: na consultoria das grandes empresas do setor e de outros ramos, na análise de custos e em outras atividades ligadas à engenharia. É uma área que exige uma exímia formação do candidato, mas a quantidade de engenheiros na área ainda é pequena.

Faculdade de Engenharia Aeroespacial

O engenheiro aeronáutico deve ter facilidade com raciocínio matemático e espacial, disponibilidade para viajar, conhecimento de línguas estrangeiras, em especial inglês. O curso de Engenharia Aeroespacial tem duração de 5 anos e a grade exige matérias como: física, química, matemática e computação. À partir do terceiro ano começam as matérias tecnológicas e específicas: eletrônica, dinâmica de sistemas de controle, aerodinâmica, estruturas e materiais ou mecânica de vôo. No Brasil o curso é oferecido pelo ITA, UNB, UFMG e Univap.

Áreas de Atuação

- Engenharia espacial;

- Fabricação de Software;

- Gerenciamento de Tráfego Aéreo;

- Manutenção de Aeronaves;

- Projeto de Aeronaves.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos