engenheiro civilA Engenharia Civil é o ramo da engenharia responsável pelo planejamento e gerenciamento de obras como edifícios, estradas, casas, viadutos, pontes, etc. O profissional da Engenharia Civil pode desenvolver projetos, trabalhar nos canteiros de obras ou ainda se dedicar à administração de recursos prediais e gerenciar a infraestrutura e ocupação de um edifício. Ele também é responsável por quase todos os aspectos da obra: projeto, administração e execução do acompanhamento de cada etapa de uma reforma ou construção.

Essa área da engenharia é uma das vertentes mais antigas e executa trabalhos em obras públicas, cuida das equipes de trabalho, organiza prazos e custos e supervisiona as condições de segurança dos profissionais. Além disso, é responsável pela segurança do prédio construído e também pelo cálculo das interferências externas como o vento e a temperatura nas estruturas. O profissional também pode trabalhar na área de saneamento, fundações, construção urbana, recursos prediais e construções hidráulicas.

Mercado de Trabalho

O desempenho do setor imobiliário no Brasil é um dos principais motivos para a grande procura de engenheiros qualificados para trabalhar nas milhares de obras espalhadas pelo país. É uma profissão estável que tem uma grande procura, principalmente na área da construção civil.

As obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) também alavancaram a área com diversos empreendimentos sendo realizados pelo país. Um dos principais problemas dessa área é a falta de profissionais qualificados, pois a quantidade de engenheiros que saem das faculdades não está suprindo a demanda do mercado.

Um dos diferenciais do profissional formado em engenharia civil é a realização de um bom estágio para aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Grande parte das vagas são encontradas na capital e interior de São Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e Goiás, mas há muitos postos de trabalho em todo o Brasil.

Os profissionais costumam ser bem remunerados pela qualificação que possuem e também podem trabalhar em órgãos públicos, construções privadas e ONGs que atuam nas áreas relacionadas a saneamento básico e infraestrutura em geral.

Faculdade de Engenharia Civil

No curso de engenharia civil as matérias mais exigidas são: física, o desenho, a lógica, matemática e estatística. O estudante também possui matérias na área administrativa e econômica. Nos últimos anos da graduação, as disciplinas devem ser escolhidas conforme a especialização: saneamento, construção civil, geotecnia, transportes e hidráulica. Também é importante aprender outras línguas para obter um diferencial na carreira. O curso dura em média 5 anos.

Muitas pessoas ficam na dúvida se prestam vestibular para arquitetura ou engenharia civil pela semelhança entre os cursos. O arquiteto trabalha na criação da planta da casa e distribuição correta dos espaços. No entanto, o engenheiro executa os cálculos para a instalação das colunas, ferragens e materiais que serão usados na obra.

Áreas de Atuação da Engenharia Civil

engenheira com capaceteEsse tipo de engenharia é muito abrangente e várias vezes é necessário que o profissional se especialize em uma determinada área de atuação:

Construção

Ramo da engenharia que trabalha com o gerenciamento e execução de uma obra. Nela, o engenheiro garante que as coisas estejam sendo realizadas dentro dos parâmetros financeiros e de segurança. O profissional deve ter conhecimento sobre as técnicas atuais de trabalho e também entender sobre os equipamentos utilizados nesse processo. Também é importante o uso racional de materiais que garantam a durabilidade e segurança da obra.

Transportes

Essa especialidade da engenharia trabalha com a infraestruura do sistema de transportes e a sua manutenção. Atua na construção de rodovias, ferrovias, trechos aeroviários, etc.

Estruturas

Essa área dedica-se ao projeto e cálculo de edifícios, pontes, barragens, muros de contenção, túneis, etc. O objetivo ao projetar uma estrutura é permitir que ela atenda à sua função primária sem entrar em colapso, deformar ou vibrar excessivamente. Dentro desses limites, que são definidos pelas normas técnicas, esse engenheiro almeja o melhor uso dos materiais e menos custos na construção e manutenção. As principais etapas do projeto são a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que atuam na construção, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças e o detalhamento da execução.

Recursos Hídricos

Essa vertente da engenharia civil trabalha com os processos hidrológicos e hidráulicos de uma construção. Além disso, atua para o uso correto do fornecimento de água, prevenção de enchentes, criação de redes de esgotos, canalização da água, etc. Também trabalha na construção de canais e hidrelétricas.

Geotecnia

A geotecnia se ocupa do solo e as rochas e calcula a capacidade destes em receber as estruturas de uma construção. Esse profissional analisa a mecânica dos solos, a geotecnia ambiental, a mecânica das rochas e faz o reconhecimento do solo.

Ambiental

Especialidade relacionada à interação com o meio ambiente, o uso consciente da água e criação de unidades de saneamento básico. Com o crescimento das cidades tornou-se necessário cuidar dos resíduos que causam poluição e o papel da engenharia é propor soluções para que os humanos causem danos menores ao meio ambiente.

Mapeamento

Pesquisa detalhada para montar um mapeamento antes que uma infraestrutura seja montada em determinado local. O engenheiro coleta os dados e cria os mapas com o material que pesquisou.

Cores dos Capacetes na Construção Civil

Engenheiros: capacete cinza

Mestre-de-obras e encarregado: capacete branco

Pedreiro: capacete azul

Operários: capacete verde

Carpinteiros de forma: capacete vermelho

Eletricista: capacete laranja

Técnico em segurança do trabalho: capacete preto

Visitantes: capacete marrom

Engenharia Estrutural: Um dos ramos das engenharias que possui cálculo estrutural e trata-se da aplicação da mecânica na construção de edifícios, pontes, barragens, muros de contenção, túneis, etc. Consiste em construir um espaço ou prédio para que o mesmo tenha sua função sem que entre em colapso ou vibre muito. Dentro desses limites, que são definidos pelas normas técnicas, o engenheiro estrutural almeja o melhor uso dos materiais e o menor custo de construção e manutenção das estruturas. As principais etapas do projeto são a criação do esquema, a definição das cargas ou forças que atuam nas construções, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais e o detalhamento do projeto para execução.

Elementos: viga, veio de transmissão, treliça, barra, pórtico, pórtico espacial, lajes, etc.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos