A Engenharia Têxtil faz uso de técnicas na fabricação e no tratamento de fibras, fios e tecidos para a criação de roupas. O profissional é responsável pela fiscalização e desenvolvimento dos processos de produção e serviços de manutenção da indústria têxtil. Ele administra todas as fases de uma confecção, da produção de fios e fibras naturais e sintéticos a manufatura dos tecidos e roupas.

Ele também projeta instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. Além disso, controla os custos, os processos industriais, como estamparia, tingimento, corte e costura, e também cuida da qualidade da matéria-prima e do produto final. Também pode executar trabalhos com estilistas/designer e auxiliar no assessoramento de clientes.

Em 1963, foi criado o curso de Engenharia de Operação Têxtil, que visava atender as necessidades das industrias do ramo naquela época. No começo houve muita polêmica com a grade curricular do curso e várias mudanças foram ocorrendo para que ele fosse adaptado a realidade das outras engenharias.

Mercado de Trabalho

Os especialistas em pesquisa e desenvolvimento são procurados pelinhas de costuralo setor industrial para a criação de novos tecidos com fibras e fios sintéticos que atendam às necessidades de diversos mercados. Profissionais especializados em elaboração de padronagens e cores também possuem um mercado mais favorável. Também há ofertas na área de processos químicos, nanotecnologia e bioquímica.

O engenheiro têxtil encontra emprego na gestão de processos de produção, na implantação de novas tecnologias e na manutenção do maquinário fabril. As regiões com mais oportunidades de emprego são o Sul e o Sudeste. Os salários de mercado são compatíveis com as outras áreas da engenharia.

Faculdade de Engenharia Têxtil

Para escolher essa área o estudante deve ser criativo e gostar de ciências exatas. O engenheiro têxtil é um profissional com sensibilidade artística, imaginação e criatividade. A grade curricular tem cursos básicos como matemática, física e química. Os alunos também passam por disciplinas profissionalizantes na área têxtil: texturização, tecelagem, malharia, controle de qualidade, fibras têxteis, elementos de máquinas, desenho técnico, beneficiamento primário têxtil, etc. O curso tem duração média de 5 anos.

Áreas de Atuação

Pesquisa e Desenvolvimento: Criação de fibras e fios para obter novos tecidos. Desenvolve produtos e padrões para artigos têxteis.

Projetos industriais: Verificar as etapas de produção e conferir os novos processos tecnológicos dessa área. Além disso, o profissional pesquisa quais os equipamentos mais importantes para novas fábricas.

Outras áreas: Institutos de Pesquisa, Supervisão Técnica, Processos Industriais, Marketing e Benefícios de Produtos Têxteis.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos