Essa engenharia dá apoio às atividades dos exércitos para a construção de pontes, campos minados, estradas, etc. Esse processo atua para reduzir o poder do inimigo e aumentar o poder defensivo através da construção e manutenção das estruturas de defesa. Fora dos momentos de conflitos ou guerras ele trabalha para solucionar problemas no desenvolvimento do país.
Em 1810 foi criada no país a Academia Real Militar que funcionou até 1918. Em 1928 foi criada a Escola de Engenharia Militar.
Essa graduação é oferecida pelo IME ( Instituto Militar de Engenharia ), ministrado em regime escolar integral com estrutura curricular em sistema seriado semestral. São oferecidas 11 especialidades de engenharia em nível de graduação divididas em 6 Seções de Ensino:
* Fortificação e Construção;
* Elétrica;
* Mecânica e Materiais;
* Química;
* Cartografia;
* Computação. Fortificação e Construção
A Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção do IME desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área da Engenharia de Fortificação e Construção para atender determinados interesses. Oferece o Curso de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, com semelhança aos cursos de Engenharia Civil de outras instituições de ensino superior.
Compete à seção de Engenharia Elétrica do Instituto Militar de Engenharia a responsabilidade pela formação de recursos humanos, em nível de graduação e especialização, nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Comunicações. As aulas são ministradas durante cinco anos letivos, dos quais os dois primeiros são do ciclo básico, comum a todas as especialidades, e, os três últimos anos, são dedicados ao ciclo profissional.
O ensino da Engenharia Mecânica e de materiais do Instituto Militar de Engenharia oferece os cursos de Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Mecânica e de Automóvel e Engenharia de Materiais. Esses cursos têm por finalidade a formação específica na área, para os alunos do 3o ao 5º ano do Curso de Graduação (CG) e do curso de formação e graduação (CFG).
Na década de 20 foi criado o Curso Provisório de Química para formar farmacêuticos no ramo da indústria química para atuarem nas Forças Armadas. Entretanto, a complexidade crescente das tarefas conduziu à criação da Escola de Engenharia Militar que iniciou seus cursos em 11 de agosto de 1930, formando sua primeira turma em 1934.
O curso de Engenharia Cartográfica atua na formação, especialização e aperfeiçoamento de recursos humanos em nível superior na área de Engenharia Cartográfica, para atender as necessidades da engenharia militar e cooperar, pelo ensino e pela pesquisa, para o progresso do Exército Brasileiro .
O curso de Engenharia de Computação foi o primeiro criado no Brasil em 1985. O objetivo é a formação de engenheiros capacitados para a integração matemática-hardware-software, segundo moderna visão sistêmica.
Curso Básico no IME: O curso básico no IME ensina os alunos dessa área e os capacitam para estudar nas diversas áreas oferecidas pelo IME. Eles passam pelo ensino científico, técnico e humanístico. Esses conhecimentos são importantes para a formação dos engenheiros. O curso básico tem duração de 2 anos.
O engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas.
Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!
O mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado
de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.
Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.