Essa engenharia dá apoio às atividades dos exércitos para a construção de pontes, campos minados, estradas, etc. Esse processo atua para reduzir o poder do inimigo e aumentar o poder defensivo através da construção e manutenção das estruturas de defesa. Fora dos momentos de conflitos ou guerras ele trabalha para solucionar problemas no desenvolvimento do país.

Em 1810 foi criada no país a Academia Real Militar que funcionou até 1918. Em 1928 foi criada a Escola de Engenharia Militar.

Faculdade de Engenharia Militar

soldados militares

Essa graduação é oferecida pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), ministrado em regime escolar integral com estrutura curricular em sistema seriado semestral. São oferecidas 11 especialidades de engenharia em nível de graduação divididas em 6 Seções de Ensino:

* Fortificação e Construção;

* Elétrica;

* Mecânica e Materiais;

* Química;

* Cartografia;

* Computação. Fortificação e Construção

A Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção do IME desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área da Engenharia de Fortificação e Construção para atender determinados interesses. Oferece o Curso de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, com semelhança aos cursos de Engenharia Civil de outras instituições de ensino superior.

Elétrica

Compete à seção de Engenharia Elétrica do Instituto Militar de Engenharia a responsabilidade pela formação de recursos humanos, em nível de graduação e especialização, nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Comunicações. As aulas são ministradas durante cinco anos letivos, dos quais os dois primeiros são do ciclo básico, comum a todas as especialidades, e, os três últimos anos, são dedicados ao ciclo profissional.

Mecânica e Materiais

O ensino da Engenharia Mecânica e de materiais do Instituto Militar de Engenharia oferece os cursos de Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Mecânica e de Automóvel e Engenharia de Materiais. Esses cursos têm por finalidade a formação específica na área, para os alunos do 3o ao 5º ano do Curso de Graduação (CG) e do curso de formação e graduação (CFG).

Química

Na década de 20 foi criado o Curso Provisório de Química para formar farmacêuticos no ramo da indústria química para atuarem nas Forças Armadas. Entretanto, a complexidade crescente das tarefas conduziu à criação da Escola de Engenharia Militar que iniciou seus cursos em 11 de agosto de 1930, formando sua primeira turma em 1934.

Cartografia

O curso de Engenharia Cartográfica atua na formação, especialização e aperfeiçoamento de recursos humanos em nível superior na área de Engenharia Cartográfica, para atender as necessidades da engenharia militar e cooperar, pelo ensino e pela pesquisa, para o progresso do Exército Brasileiro.

Computação

O curso de Engenharia de Computação foi o primeiro criado no Brasil em 1985. O objetivo é a formação de engenheiros capacitados para a integração matemática-hardware-software, segundo moderna visão sistêmica.

Curso Básico no IME: O curso básico no IME ensina os alunos dessa área e os capacitam para estudar nas diversas áreas oferecidas pelo IME. Eles passam pelo ensino científico, técnico e humanístico. Esses conhecimentos são importantes para a formação dos engenheiros. O curso básico tem duração de 2 anos.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos