bomba de gasolinaO mercado petrolífero é um dos mais movimentados do país. O Brasil possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo e esse combustível é nossa principal fonte de energia na cadeia produtiva.

Além disso, as reservas encontradas recentemente pela Petrobrás, no pré-sal, também alavancaram essa área. Outra fonte de energia indispensável para o bom andamento da economia é o gás natural, responsável por uma parte considerável da energia utilizada no país. Portanto, as chances de garantir bons negócios no ramo são grandes.

A profissão foi reconhecida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em 1973 e consiste em técnicas usadas para descobrir e explorar jazidas, produzir e comercializar petróleo e gás natural. Nessa área o profissional atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas, nas petroquímicas e também nos setores administrativos das organizações. Também é possível exercer a profissão nos poços de gás natural.

Nessa área o engenheiro realiza pesquisas para explorar esses materiais buscando alternativas para reduzir o dano ao meio ambiente. A engenharia de Petróleo e Gás é bem ampla internacionalmente e existem muitas empresas multinacionais no ramo.

Mercado de Trabalho

Até 2020 há previsão de milhares de vagas para o setor petrolífero no Brasil. A descoberta da camada pré-sal, de mais de 800 quilômetros de extensão entre o litoral do Espírito Santo e de Santa Catarina, aqueceu o setor petrolífero. É grande a procura por profissionais qualificados e a demanda é tão grande que muitas empresas contratam estrangeiros pela escassez de mão-de-obra.

A necessidade se estende em todo o processo produtivo: exploração, extração, técnicas de perfuração, distribuição e importação e exportação de produto. Empresas como Petrobras, Ipiranga e Shell são as maiores empregadoras desses engenheiros e empresas prestadoras de serviços ou que fabricam equipamentos para o setor, como a Halliburton, Odebrecht, Cameron e a Schlumberger, também contratam esse especialista.

O estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de empresas empregadoras, mas as cidades litorâneas de São Paulo, Espírito Santo e Bahia também oferecem boas vagas. Esse profissional dificilmente trabalha sozinho e atua também na área ambiental, econômica e geológica.

Faculdade de Engenharia de Petróleo e Gás

A área de engenharia de petróleo é voltada principalmente para quem gosta de se dedicar aos estudos, pois é uma engenharia altamente tecnológica. O curso inclui matérias básicas da Engenharia como a Matemática, Álgebra, Estatística e Física. Além disso, também são ministradas matérias específicas: Alternativas de Energia, Técnicas de Exploração e Refino do Petróleo, Engenharia de Reservatório, Marketing, Gestão Ambiental e Métodos de Elevação. O curso tem duração média de 5 anos e o aluno precisa passar por um estágio obrigatório para finalizar o curso.

Áreas de Atuação

  • Desenvolver equipamentos;
  • Transporte e distribuição de petróleo e gás;
  • Exploração dos derivados do petróleo;
  • Comercialização e Logística dos produtos;
  • Consultoria para empresas do setor.
  • Pesquisa e planejamento de poços para petróleo e gás.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos