desenho equipamento químicoÁrea da engenharia relacionada a formação e desenvolvimento de processos industriais no catáter  físico-químico. O profissional elabora técnicas de extração de matéria-prima, a transforma em produto, arquiteta e direciona as obras de construção de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Além disso, seu trabalho é baseado no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Nessa engenharia a pessoa trabalha com conhecimentos diversos provenientes da computação, biologia, física, matemática e química. Essa área funciona através de três fundamentos: conservação da massa, conservação da energia e conservação da quantidade de movimento.

Esse profissional deve ser uma pessoa capaz de elaborar novos produtos químicos e construir e controlar a criação e montagem de uma fábrica que faz algum tratamento químico. Além disso, a área exige um conhecimento sólido em física, química, matemática, ferramentas da informática, economia, termodinâmica e outras matérias. Não confunda Engenharia Química com química porque os dois trabalham em áreas distintas: um atua nos laboratórios fazendo análises e experimentos e o outro age nos processos químicos em industrias e organizando etapas do processo.

O engenheiro químico faz vistorias, avaliações e emite laudos e técnicos. Também é possível trabalhar na área acadêmica de universidades.

Mercado de Trabalho

Devido a enorme variedade nas áreas de atuação, engenheiro químico com uma boa formação teórica e bons conhecimentos de química tem espaço garantido no mercado de trabalho. Entre os setores que mais crescem nessa área existem as industrias de petróleo, petroquímica, farmacêutico e de biotecnologia (estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos). Setores que produzem celulose, papel e alimentos também mantém um bom número de vagas para Engenharia Química. A atual preocupação com o meio ambiente demanda mais profissionais para o tratamento de resíduos. Os pólos industriais do Rio de Janeiro e de São Paulo são grandes empregadores dessa área profissional.

Faculdade de Engenharia Química

A grade do curso tem duração média de 5 anos e inclui matérias básicas nos primeiros anos como Química, Física, Matemática e Biologia. Também há muita prática em laboratórios onde o estudante fica familizarizado com as rotinas dos processos industriais. Para formação acadêmica é necessário fazer um estágio e entregar um TCC.

Áreas de Atuação

- Produção industrial: Arquitetar e organizar processos industriais, cuidar de equipes de trabalho e das fases de produção. Buscar ferramentas que reduzam os custos e que aumentem a produtividade;

- Projetar equipamentos: Criar e melhorar máquinas no processo industrial, aprimorar a fabricação de produtos e sugerir novas tecnologias;

- Meio Ambiente: Propor normas para preservação do meio ambiente no processo produtivo. Criar formas mais limpas de produção e desenvolvimento tecnológico;

- Avaliar os impactos ambientais;

- Gestão de programas de tratamento de água.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos