A Engenharia Elétrica está presente em praticamente tudo. Desde a fabricação de produtos manufaturas até os objetos que envolvem alta tecnologia, como satélites, aeronaves e produtos utilizados na automação industrial. É o ramo da engenharia que lida com a geração, a transmissão e distribuição de energia elétrica.

O engenheiro eletricista trabalha com projetos relacionados ao controle de produção industrial, eletrotécnica, criação de componentes eletroeletrônicos, projetos para instalar energia elétrica em empresas e residências e também pode atuar em usinas hidrelétricas e termelétricas.

O primeiro engenheiro eletricista da história foi William Gilbert, que projetou uma máquina para detectar objetos com cargas estáticas. Em 1831, Michael Faraday descobriu a indução eletromagnética e em 1985 o curso de engenharia elétrica começou a ser oferecido em universidades dos Estados Unidos.

Mercado de Trabalho

desenho engenharia elétricaQuem trabalha nessa área possui muitas oportunidades no mercado por causa do desenvolvimento das telecomunicações e da internet. Para exercer a profissão é necessário ter diploma de graduação em engenharia elétrica e ser registrado no CREA.

Na área de telecomunicações há vagas para geração de dados. Há oportunidades também para infra-estrutura, na ampliação de redes de geração, distribuição e recepção de energia elétrica, nos sistemas de acionamento e controle de máquinas elétricas, no desenvolvimento de circuitos elétricos e na pesquisa de fontes alternativas de energia.

É possível trabalhar também nas indústrias de equipamentos, automação industrial, fábricas de peças motoras e geradoras e prestadores de serviços. A maior parte das vagas nesse ramo estão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Porém, o Norte e Nordeste também possuem demanda  por causa da falta de uma quantidade considerável de mão de obra especializada na região.

É uma área totalmente voltada para a tecnologia e cabe ao profissional manter-se atualizado sobre as principais tendências do mercado.

Faculdade de Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica envolve muito cálculo, ou seja, o candidato deve estar ciente de que isso será algo bastante cobrado durante o curso. Em relação as outras áreas da engenharia, essa é a que mais exige estudo teórico. No início do curso os alunos terão matérias como matemática, física, informática, economia e administração. À partir do terceiro ano começa a formação direcionada para algumas disciplinas como: projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, eletromagnetismo e sistemas digitais.

O estudante pode especializar-se em eletrotécnica e eletrônica. Para se formar o estudante precisa fazer um estágio obrigatório que pode ser realizado em empresas de energia elétrica e tecnologia da informação. O curso tem duração total de 5 anos.

Áreas de Atuação

Eletrônica e Microeletrônica: Desenvolvimento de circuitos eletrônicos para recebimento de dados e criação e fabricação de circuitos integrados para diversas finalidades.

Telecomunicações: Auxiliar na ampliação da transmissão de dados e no crescimento do serviços de telefonia.

Automação industrial e comercial: Planejar equipamentos eletrônicos para a área de automação.

Hardware e programação: Projetar componentes para desenvolvimento de sistemas.

Engenharia biomédica: O engenheiro projeta e desenvolve equipamentos médicos para centros hospitalares e clínicas.

Eletrônica de potência: Estudos voltados ao desenvolvimento de dispositivos de potência para controle de motores e máquinas elétricas.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos