computador pretoA Engenharia da Computação envolve uma série de conhecimentos utilizados no desenvolvimento de computadores e periféricos. Além disso, ele constrói sistemas que integram hardware e software, desenvolve novas máquinas e equipamentos computacionais para uso nos mais diversos setores. Além disso, nessa área também há desenvolvimento de serviços de telecomunicações e redes de telefonia. O engenheiro de computação é capacitado para participar de projetos de automação empresarial e industrial, utiliza técnicas de modelagem para especificação e simulação de sistemas, desenvolver programas de computador com o uso de linguagens de programação e desenvolver softwares simples e complexos.

Esse curso começou a ser estudado pelas universidades à partir de 1990 nos EUA. E no Brasil surgiu como especialização da engenharia elétrica e os primeiros bacharelados de engenharia da computação foi desmembrado para se tornar um curso acadêmico separado.

Cientista X Engenheiro da Computação

O profissional da ciência da computação trabalha voltado para o desenvolvimento do software para o funcionamento do hardware e o engenheiro da computação cria circuitos e dispositivos para o hardware.

Mercado de Trabalho

O profissional em engenharia da computação não tem muitas dificuldades para conseguir um emprego, pois os computadores se tornaram essenciais no ambiente profissional e escolar. Além disso, o Brasil tem investido em tecnologias que aumentam a oferta de vagas na área.

Empresas nacionais e multinacionais do setor de telecomunicações são as que mais demandam Engenheiros da Computação para atuar no desenvolvimento de sistemas e na implementação de novas tecnologias nessas instituições. Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o engenheiro da computação encontra espaço nas áreas: aeronáutica, automobilística, telefonia celular e financeira. As vagas concentram-se nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

O profissional deve se manter atualizado nas novas tecnologias da área, pois é um tema em constante desenvolvimento.

Faculdade de Engenharia da Computação

Para atuar como engenheiro da computação o estudante deve gostar de matérias na área de exatas e tecnologias. É um curso que exige muita dedicação e estudo. As matérias básicas que formam a grade do curso são: física, matemática, desenvolvimento de algoritmos, banco de dados, eletrônica, linguagens formais, etc. Além disso, são ministradas matérias específicas como eletrônica, engenharia de software, linguagem de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. O curso tem duração média de 5 anos e o aluno precisa cumprir estágio obrigatório.

Áreas de Atuação

- Automação Industrial

- Fabricação de Hardware

- Criação de softwares e aplicativos

- Suporte de Redes de computadores

- Marketing e Vendas

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos