áreas da engenharia sanitáriaÉ a área da engenharia voltada para o projeto, construção, ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro sanitário é fundamental para a preservação da natureza e de seus recursos. Ele cuida da manutenção da qualidade da água consumida pela população, do tratamento de esgoto, do lixo doméstico e industrial e do controle do lixo hospitalar. Ele é capaz de planejar, construir e ampliar sistemas de distribuição de água, estações de tratamento de esgoto (ETE), além de supervisionar a coleta e o descarte do lixo.

Esse engenheiro avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias e pelo tratamento de efluentes industriais. Em agências e nos pólos industriais ele controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões de praias.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro sanitário tem mais demanda depois da aprovação da Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445), implementada em 2007, que determina investimentos no setor de R$ 10 bilhões nos próximos vinte anos. A lei determina a universalização dos processos de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente. Para atuar na área é necessário o diploma de graduação em engenharia sanitária e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

As regiões agrícolas ampliaram o mercado para o profissional dessa área, pois cada processo industrial eleva a gama de cuidados com o meio ambiente. A área de pesquisa também é muito promissora e tem recebido bons investimentos das agências de fomento federais e estaduais.

As melhores ofertas de trabalho para o engenheiro sanitário encontram-se nas regiões Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo, onde existe alta concentração de indústrias. Mas o profissional também encontra oportunidades na área de racionalização dos recursos hídricos, como obras hidráulicas, barragens e reservatórios.

O patrono dos sanitaristas do Brasil é Francisco Saturnino de Brito. A profissão é auxiliada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Faculdade de Engenharia Sanitária

O estudo da Engenharia Sanitária começou em 1970, mas as instituições educacionais passaram a aprofundar os estudos apenas no fim da década de 80. Algumas faculdades colocaram o curso com a nomenclatura de Engenharia Sanitária e Ambiental ou apenas Engenharia Ambiental. Enquanto, o engenheiro ambiental trabalha na parte de gestão e monitoramento dos danos ambientai e o sanitarista auxilia nas áreas de sistemas de esgoto, resíduos sólidos, limpeza pública, etc.

Como a maioria das engenharias, esse curso possui dois anos básicos com ênfase no estudo de matemática, física, química e biologia. Na grade do curso há matérias como: Qualidade da Água, Representação Gráfica Espacial, Fundamentos de Ecologia, Desenho Técnico para Engenharia Sanitária, Fenômeno de Transportes, Hidráulica, Materiais de Construção, Controle de Poluição das Águas, Direito Ambiental e Drenagem Urbana.

Áreas de Atuação
- Gerir recursos hídricos;
- Controle de atividades poluentes;
- Planejar e executar obras de saneamento;
- Analisar impactos ambientais;
- Recuperação das águas;
- Projetos de construção e operação de sistemas de drenagem.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos