desenhos de florestasO mundo está cada vez mais preocupado com os efeitos do aquecimento global e se ocupa cada vez mais da preservação do meio ambiente. É uma preocupação cada vez maior dos órgãos públicos e empresas privadas. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e propõe soluções para a não degradação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos ambientais.

Esse profissional pesquisa sobre as mudas e sementes, identifica e classifica espécies vegetais e analisa as condições necessárias para a sua adaptação ao meio ambiente. É o responsável pela elaboração de soluções para que ocorra o desenvolvimento sustentável das regiões, cuida de projetos preservação das reservas naturais e administra áreas de reflorestamento e parques. Realiza perícias, avaliações, laudos e trabalha em prol da redução dos impactos socioambientais.

A engenharia florestal passou a ser estudada no século XIV na Alemanha e começou a ser ministrada no Brasil à partir da década de 1960.

Mercado de Trabalho

O local de trabalho desse profissional pode variar muito, mas está intrinsecamente ligado as florestas, ou seja, o profissional deve ter capacidade para lidar com situações adversas em ambientes selvagens. Um engenheiro florestal pode atuar em empresas do setor de celulose, de carbono e em órgãos federais como o Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Ibama, que realizam concursos públicos para contratar engenheiros da área. Empresas privadas que prestam serviço ao governo também buscam esse profissional na área de consultoria, por exemplo.

Os salários oferecidos estão entre os maiores valores salários das engenharias e para atuar na área é preciso ter graduação em engenharia florestal e registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). As oportunidades de emprego estão principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, tendo destaque em Minas Gerais, onde existem enormes áreas de reflorestamento.

Faculdade de Engenharia Florestal

O curso é dividido nas seguintes áreas: industrial madeireira, silvícola e ambiental. O aluno lida com matérias que o deixarão capacitado para uso consciente dos recursos florestais e manutenção das florestas, parques e áreas de reflorestamento.

Durante o curso de 5 anos são estudadas matérias como: zoologia, antropologia rural, topografia, climatologia, anatomia da madeira, direito ambiental, legislação florestal, ecologia florestal, bioquímica vegetal, legislação agrária, genética quantitativa e paisagismo. Ciências agrárias e biológicas também são abordados durante o curso com destaque para botânica, tecnologia da madeira, fisiologia vegetal, biologia celular e silvicultura.

Para finalizar a graduação o estudante tem que realizar um estágio obrigatório e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Áreas de Atuação

  • Silvicultura: Trabalha com a gestão da produção florestal por meio da silvicultura, uma ciência que estuda formas naturais para recuperar e aperfeiçoar os povoamentos florestais. Estuda o uso racional das florestas.
  • Gerenciamento florestal: Criar, promover e organizar projetos de reflorestamento de diversas espécies de plantas para aumentar a produção das mesmas. Além disso, deve cuidar de seu melhoramento genético e pesquisar formas de manter a biodiversidade.
  • Gestão Ambiental: Desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
  • Tecnologia dos Produtos Florestais: Desenvolver tecnologias para extrair e comercializar produtos florestais. 
  • Fiscalização: Supervisiona empresas que usam recursos florestais como carvão e lenha.
  • Educação Ambiental: Incentivar a educação ambiental através de projetos que promovam a preservação do meio ambiente e a biodiversidade.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos