mata nativaRamo da engenharia voltado para o desenvolvimento sustentável da economia. Ela promove a redução da exploração dos recursos naturais, orienta e auxilia na construção de projetos de água e esgoto. Além disso, o profissional realiza projetos para solucionar poluições dos rios, no ar, problemas com o lixo e o aquecimento excessivo do meio ambiente.

A sociedade está mais preocupada com o desenvolvimento sustentável e está dando mais destaque para essa área. É essencial que o estudante saiba que a Engenharia Ambiental exige muita dedicação às causas ecologicas e habilidade para desenvolver projetos com o que foi aprendido na faculdade.

Mercado de Trabalho

A área ambiental está em expansão na economia e isso é positivo para os estudantes que estão na faculdade. No mercado de trabalho eles atuam principalmente com o tratamento de resíduos sólidos, água e esgoto. As principais vagas encontram-se nas regiões industriais e agrícolas do Sul e Sudeste do Brasil. Estados com menos condições de saneamento básico também possuem vagas de emprego. O engenheiro precisa passar por um período de estágio para complementar a carreira acadêmica.

No setor público, há vagas em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e nas empresas estatais que trabalham nas áreas de tratamento de esgoto e na conservação e recuperação de matas degradadas.

No setor privado ele pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como por exemplo, a exploração de petróleo. Também pode atuar na prevenção da poluição atmosférica e marítima. A pressão dos órgãos ambientais também pode atrair novas vagas para quem é formado nesse ramo da engenharia.

Faculdade de Engenharia Ambiental

A grade curricular da Engenharia Ambiental é bem multidipliscinar e inclui matérias como: Álgebra e Vetores, Biologia Ambiental, Cálculo Diferencial e Integral, Desenho Técnico, Física, Física Experimental, Microbiologia Ambiental, Probabilidade e Estatística, Química Orgânica, Resistência dos Materiais, Topografia e Cartografia, Comportamento e Degradação de Materiais, Construção Civil e Meio Ambiente, Recuperação de Matas Degradadas, Relatórios de Impactos Ambientais, etc.

À partir do terceiro ano de curso os alunos passam por matérias específicas e para se formar, fazem estágio na área e um trabalho de conclusão de curso. Algumas faculdades oferecem o curso de engenharia ambiental juntamente com a engenharia sanitária e isso pode alterar algumas matérias cobradas no curso. A duração média do curso é de 5 anos.

Áreas de Atuação da Engenharia Ambiental

araras na mata Bioprocessos e Biotecnologia Redução da poluição

Gestão Ambiental Saneamento

Recursos hídricos Recuperação de áreas degradadas

Geoprocessamento Licenciamento ambiental

Saúde ambiental Educação e economia ambiental

Drenagem pluvial.

 

 

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos