A Engenharia de Alimentos é uma ciência que envolve os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias. O curso foi reconhecido pelo através do decreto nº 68644 promulgado em 1971. Esse profissional trabalha nas etapas de preparo e conservação de alimentos, seleção da matéria-prima, cria embalagens, testa formulas para obter o valor nutricional, as cores e a consistência de um determinado alimento.

O engenheiro de alimentos também supervisiona a qualidade na produção de alimentos e bebidas e organiza métodos de armazenagem de produtos como peixes, carnes, leite e frutas.

Mercado de Trabalho

temperos

As empresas alimentícias e as agroindústrias aparecem como principal campo de atuação para os engenheiros especialistas nas áreas de controle de qualidade, produção, projeto, pesquisa e desenvolvimento. Essa área é bastante segmentada pelo país, mas a maioria das vagas encontra-se nos estados do sudeste e centro-oeste. As oportunidades aparecem principalmente nos mercados de soja, gado de corte, processamento de óleos e frigoríficos de carnes suínas e bovinas para exportação.

Além dessa área, empresas que lidam com armazenagem de alimentos: fast food, food services, empresas de bebidas e outros segmentos necessitam de engenheiros para criação de produtos, manutenção de equipamentos e organização do controle de qualidade/armazenamento.

Faculdade de Engenharia de Alimentos

Gostar de biologia e química é um pré-requisito importante para fazer uma graduação nessa área. Apesar disso, é um curso multidisciplinar que atua em vários campos de conhecimento. O aluno passa por muitas matérias executadas em laboratórios e também aprendem sobre elementos da nutrição.

Esse curso é composto por 2 anos de formação básica, com aulas semelhantes as carreiras de engenharia. No 5º período, as disciplinas são direcionadas à produção e conservação do alimento. Além disso, as matérias de economia e administração servem como base para profissionais que atuarão nas áreas administrativas das empresas. Para concluir a formação acadêmica é preciso realizar um estágio e entregar um trabalho de conclusão de curso.

Áreas de Atuação

Controle de Qualidade

Cria padrões de qualidade dos processos industriais até o produto final. Realizar processos que garantam o treinamento de pessoal na qualidade da operação, controle das matérias-primas e produtos processados.

Produção de alimentos e bebidas

Preparar e implementar processos produtivos para aumentar qualidade dos produtos reduzindo os custos industriais e automatizando os processos;

Tratamento de resíduos

Criar formas de descarte e reaproveitamento de resíduos proveniente da indústria alimentícia.

Fiscalização e auditoria

Trabalho feito com órgãos governamentais para a criação de padrão de qualidade para as empresas para garantir os padrões necessários para o consumo.

Instituições de pesquisa

Atua no desenvolvimento de tecnologias e produtos para utilização nas indústrias conforme a necessidade. Cria novas tecnologias de produção.

Docência

Profissionais que trabalham ensinando em cursos de graduação, pós-graduação e doutorado.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos