A Engenharia Biomédica é uma área recente que está ligada a criação de equipamentos médicos e odontológicos usados para tratamentos médicos. Ou seja, ela pesquisa tecnologias para a área de saúde. Esse profissional cria, desenvolve e monta esses aparelhos e também realiza manutenções periódicas. Também pode criar softwares e aplicativos para equipamentos usados pelas equipes médicas dos hospitais.

Trabalha na pesquisa dos materiais essenciais para os equipamentos médicos e também busca aparelhos médicos para o local onde atua. Essa área mescla os conhecimentos das ciências da saúde com exatas para cuidar do diagnóstico e a prevenção de doenças.

SBEB: A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) foi fundada em 1974. Essa entidade científica tem a finalidade de unir os profissionais da área biomédica. Além disso, também é responsável pela realização de feiras, simpósios e congressos com profissionais da área.

Mercado de Trabalho

engenheira biomédicaO Engenheiro Biomédico pode atuar em hospitais, clínicas e laboratórios que estão sempre em busca dos equipamentos novos para atendimento eficaz dos pacientes. Há vagas também nas Universidades e Institutos de Pesquisa, desenvolvendo pesquisas tecnológica e científicas ou atuando como docente.

Nas clínicas e hospitais esse profissional cuida da compra e manutenção de máquinas para usos médicos. Também pode atuar nos centros de pesquisa e órgãos governamentais. São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais vagas de trabalho, mas a região Sul também desponta como uma boa opção de mercado.

Faculdade de Engenharia Biomédica

Essa faculdade é multidisciplinar e possui na grade curricular disciplinas exatas, biológicas e científicas. O curso forma profissionais para atuar no desenvolvimento de tecnologias da área de saúde com o objetivo de garantir a qualidade no atendimento médico. Para trabalhar na área, o estudante deve ter características inovadoras, ser criativo e gostar de trabalhar com tecnologia e gestão. As matérias cobradas na graduação são: matemática, eletrônica, física, informática e tecnologia da computação, anatomia, fisiologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, engenharia de software, termodinâmica, conversão de energia e circuitos elétricos. Para concluir o curso é preciso prestar horas de estágio obrigatório.

Áreas de Atuação

- Bioinformática

- Bioengenharia

- Engenharia de Reabilitação

- Engenharia Médica

- Sistemas Clínicos

Áreas Relacionadas

Engenharia de Serviços

A Engenharia de Serviços é uma área que atua na consultoria e assessoria dos serviços empresariais. A área de serviços é a que mais gera empregos nas maiores economias mundiais criando muitas expectativas para a área. Os conhecimentos exigidos nessa área inclui: planejamento estratégico, elaboração de fluxo de caixa do negócio, consultoria em gestão empresarial, análise de cenários, cronograma de atividades, gestão de projetos, engenharia econômica, administração geral, etc.

Engenharia Biológica

É uma recente área da engenharia que faz a integração das Ciências Naturais e das Ciências de Engenharia para analisar materiais e agentes biológicos. Essa engenharia aplica os conhecimentos das áreas de matemática, física, economia e química.

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos