barcos no marA Engenharia de Pesca cuida do cultivo e a industrialização dos seres aquáticos. Esse profissional realiza trabalhos e investe em tecnologias para buscar, capturar ou preservar peixes e frutos do mar. Dentre as atividades básicas desse profissional estão inclusos o gerenciamento das atividades pesqueiras na industrialização e a comercialização desses produtos.

Essa área também recebe o nome de engenharia de pesca e aquicultura dependendo da instituição de ensino. Na aquicultura esse engenheiro trabalha com a criação e reprodução dos peixes e frutos do mar em cativeiro. Nesses locais ele pesquisa a conservação desses bichos, cuida da criação de fazendas aquáticas e instala equipamentos importantes para pesca, beneficiamento e processamento.

Esse engenheiro utiliza a ciência e a biologia para criar técnicas que melhorem as atividades pesqueiras. Ele também busca incluir desenvolvimento tecnológico para a exploração sustentável dos recursos pesqueiros.

O dia do engenheiro de pesca é comemorado em 14 de dezembro.

Mercado de Trabalho

A indústria pesqueira no Brasil é uma parte muito importante da economia brasileira, pois o país é um dos maiores produtores de pescados em cativeiro do mundo. São poucas universidades que oferecem esse curso, mas há boas perspetivas para o engenheiro de pesca devido a extensão da costa litorânea do Brasil. O país tem potencial para o cultivo, exploração e captura de peixes também.

As empresas de produção de pescado espalhadas por todo o país oferecem vagas, os frigoríficos exportadores também tem oportunidades na área da tecnologia de pescado. Em órgãos públicos como o IBAMA e EMATER também existem vagas para trabalhar na área de políticas de beneficiamento da pesca e da aquicultura. As empresas privadas e do terceiro setor também possuem vagas. Empresas que realizam pesquisas sobre cultivo sustentável também contratam esses engenheiros.

As oportunidades de emprego concentram-se nas regiões Sul e Nordeste, mas o potencial marítimo e aquático do Brasil expandem as oportunidades em vários estados.

Faculdade de Engenharia de Pesca

Primeiramente, o estudante passa por matérias recorrentes em ciências exatas e biológicas. Nos decorrer dos semestres ele também passa por disciplinas específicas como: bioquímica, biologia pesqueira, meteorologia e tecnologia de pesca, navegação e cultivo de peixes, aquicultura e administração pesqueira.

O curso também oferece aulas práticas em laboratórios onde os estudantes aprendem técnicas e métodos para cultivo e navegação. O aluno tem que cumprir horas em estágio obrigatório para graduar.

Áreas de Atuação

Ecologia Aquática

Extensão Pesqueira

Tecnologia usada na produção pesqueira

Criação de espécies aquáticas - Beneficiamento do pescado

Ensino e pesquisa

Aquicultura

Planejamento pesqueiro

Produção pesqueira

Engenharia Civil

capacete amareloO engenheiro civil trabalha projetando, executando e gerenciando obras de prédios e estradas. Responsável pelas etapas de uma obra. Confira tudo sobre essa área profissional!

Engenharia Civil

Engenharia de Petróleo e Gás

barril de petróleoO mercado petrolífero é um dos mais promissores do país. Saiba tudo sobre o mercado de trabalho nessa área e veja tudo sobre as características profissionais desse engenheiro.

Engenharia de Petróleo e Gás

Engenharia de Alimentos

desenho caixa de suco

Essa ciência estuda os conhecimentos empregados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos nas indústrias alimentícias.

Engenharia de Alimentos